terça-feira, 25 de junho de 2013

Vídeo Aula 10 - A relação entre professor e aluno



“[...] o professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca”. (Paulo Freire)


Um professor  comprometido com o que faz e engajado na busca por alunos ativos na construção de uma educação de qualidade, que forme cidadãos, precisa ser "ambital",   construir uma relação harmoniosa com os alunos, pois o tempo todo ele recebe influências do ambiente educativo e vice versa, logo é imprescindível que esse encontro seja positivo.


Assim, a experiência pedagógica se realiza de forma bidirecional, criando uma atmosfera em que se cultivam o respeito mútuo, a curiosidade, o espírito de pesquisa, o diálogo, a busca das verdades e dos valores.


 "Uma sala de aula pode ser vazia. Transformamos uma sala de aula vazia em uma sala de aula quando, mediante o encontro, criamos um âmbito, um espaço em que as liberdades entram em choque, mas se tornam ocasião para o diálogo e outras experiências criativas. Quando uma sala de aula perde seu âmbito, perde sua criatividade, torna-se uma ausência na humanidade." (Professor Gabriel Perissé)








O Professor

Tânia Maya




Quem com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?
Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas a
Santos Dumont?
Crianças têm tantos dons
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário