terça-feira, 25 de junho de 2013

Vídeo Aula 21 - A complexidade da constituição docente

As discussões dessa vídeo aula retomaram algumas ideias discutidas ao longo deste módulo, dentre elas:
  • A parceria necessária entre o INSTRUIR E EDUCAR;
  • A necessidade de o professor ser um mediador cultural;
  • Os desafios da superação da não aprendizagem;
  •  A importância da relação entre professor e aluno;
  • A necessidade de o professor romper as barreiras da escola. 

Diante desse contexto, indaga-se: Qual a realidade do professor nos dias atuais?

O professor do mundo moderno tem novas tarefas, novas responsabilidades, tendo de lidar com todas as demandas do momento em que vivemos, o qual é repleto de desgaste, desrespeito, pouca valorização, falta de tempo para se dedicar à própria formação, enfim, é preciso encarar tudo isso e ainda desenvolver um trabalho de qualidade, o qual muitas vezes não é respaldado pela equipe gestora da instituição escolar.


O vídeo abaixo e a sugestão de leitura  complementam minhas reflexões acerca do assunto:




LIVRO: O Ofício do Professor - história, perspectivas e desafios internacionais
Autores: Maurice Tardif, Claude Lessard. Ed. Vozes.


Não somente no Brasil, mas em vários países do mundo observa-se nitidamente uma degradação no sistema educacional e suas transformações.
O livro “O Ofício do Professor – história, perspectivas e desafios internacionais” retrata bem essa realidade. Segundo Charlot (1987) a crise começa a surgir, principalmente, quando há resistência à modernidade, causada pela rigidez e bloqueios que partem do professor.
De acordo com Meirieu (1990) não se sabe quando as coisas começam a dar errado, mas é tarde quando se percebe. Charlot cita como conseqüência a divisão, separação, a decisão e o julgamento, do velho e do moderno, optando assim pela inovação.
O livro relata o desafio de conhecer novas tecnologias, ler sobre elas, atualizar-se, planejar seu uso e ainda conseguir fazer um trabalho integrado tornando a aprendizagem um processo global e interdisciplinar, assim como conseguir compartilhar experiências interessantes e prazerosas realizada com seus alunos.
Destacam o papel dos docentes como sendo uma atividade dedicada ao seu objeto de trabalho, que é o outro ser humano, incentivando a interação humana. E tem como objetivo apontar novos métodos de estudos, novas técnicas e políticas educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário