terça-feira, 25 de junho de 2013

Vídeo Aula 9 - Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas

Atualmente, sabe-se que muitos professores têm sua preocupação voltada exclusivamente à prática pedagógica, como se esta se esgotasse em si mesma, levando o professor a deixar de buscar razões e critérios para suas ações enquanto educador. 
Quando se trabalha dessa forma, os fins passam a justificar os meios, fato que pode ocasionar:

  • Insegurança do professor;
  • Desequilíbrio do projeto educativo;
  • Falta de diretrizes e de critérios para se organizar o fazer pedagógico;
  • Dificuldades para planejar e avaliar o ensino;
  • Trajetória incerta dos alunos e resultados inexplicáveis.
Para se promover uma educação transformadora, de qualidade, é preciso repensar a prática pedagógica enquanto algo mutável, passível de adaptações e aprimoramento constante, por meio de capacitações, leituras e até mesmo de experiências vividas, tenham sido estas  bem ou mal sucedidas.
Além disso, faz-se necessário estabelecer diretrizes que sejam coerentes de acordo com o projeto educativo a ser desenvolvido, tendo-se consciência de que toda prática educacional é permeada por intencionalidade, a qual se relaciona à compreensão do mundo, do ser humano e até mesmo ao próprio processo educativo em questão.

De acordo com a vídeo aula, a Prática Pedagógica é tributária de ações e visões que vão além da pedagogia e, para tanto, existem algumas formas de compreender o mundo e os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário