terça-feira, 25 de junho de 2013

Vídeo Aula 5 - O papel do professor na mediação cultural

A atuação do educador na formação cultural do aluno é de extrema importância para aproximá-los dos inúmeros agentes culturais existentes em nosso países até mesmo no mundo, visto que na era na informação em que nos encontramos, não existe mais limite de tempo, espaço e acesso a fontes inesgotáveis de materiais.

Dentre tais agentes culturais, pode-se destacar:

  • artistas musicais e dramatúrgicos;
  • compositores;
  • cantores;
  • pintores;
  • entre outros.

É a participação do professor enquanto mediador do universo cultural que certamente contribui para a formação de uma sociedade verdadeiramente crítica, ativa na construção de sua identidade. Assim, mediante a referida variedade cultural que temos a nosso dispor, o docente deve atuar como mediador do conhecimento, de forma que os alunos conheçam, desfrutem, em interação com o outro, e não apenas recebam a cultura passivamente, sem construir significados. 
Dessa forma, o professor contribuirá para que o discente desenvolva o senso crítico e possa cada vez mais participar ativamente de sua “prática social”,  atuando como sujeito ativo em meio à sociedade. 
Ressalta-se que ao se explorar o universo cultural, as hipóteses interdisciplinares se ampliam, de forma que tal transmissão de conhecimento seja ainda mais repleta de frutos positivos.


Estudantes de escola carioca recriam obra-prima de Da Vinci
A famosa e enigmática Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da Vinci, serviu de modelo para a criatividade dos alunos do oitavo ano do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa, no centro do Rio de Janeiro. A professora de artes Janete Martins Bloise escolheu o artista italiano para apresentar aos estudantes o período do Renascimento. O resultado ficou tão bom que quatro obras dos alunos foram selecionadas para a Mostra Municipal Conexão das Artes, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário